Novo estudo sugere tratamento eficaz para prevenir a transmissão de HIV de mãe para filho

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11) pela revista científica The Lancet sugere que o tratamento antiviral para HIV pode ser eficaz para prevenir que a doença seja transmitida durante a gravidez, da mãe para o bebê.

Desenvolvido por pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, o estudo levou em conta um tratamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para grávidas vivendo com HIV chamado de Opção B+. O programa indica que as gestantes comecem a tomar uma série de medicamentos o mais cedo possível durante a gravidez – e o tratamento deve continuar pela vida toda.

O estudo foi conduzido na cidade de Dar es Salaam, na Tanzânia, e analisou o sangue de cerca de 10 mil gestantes com HIV que tinham iniciado o tratamento com a Opção B+. Os dados foram coletados entre outubro de 2014 e setembro de 2016 e as mulheres foram acompanhadas até março de 2019.

Cerca de 90% das mulheres avaliadas tiveram níveis virais suprimidos em até quatro anos após o início do tratamento da Opção B +, o que indica que a intervenção dos medicamentos pode ajudar tanto a evitar a transmissão do vírus entre mãe e filho, como também proteger para que a doença não evolua para um nível mais avançado, evitando, assim, morte precoce.

“Nosso estudo confirma os benefícios duradouros para a saúde com o tratamento ao longo da vida para mulheres que seguem a Opção B+ durante a gravidez e, portanto, para seus bebês também”, disse Goodluck Lyatuu, médico e estudante de doutorado no Departamento de Saúde Pública Global do Instituto Karolinska.

“Os resultados também apontam para alguns outros desafios importantes quando se trata de obter todos os benefícios de longo prazo da Opção B +. Focar, por exemplo, em alguns subgrupos de mulheres, como mães jovens, mães que começam o pré-natal com cuidados tardios e mães com HIV avançado”, concluiu o doutor Lyatuu.

O que é a Opção B+?

De acordo com a OMS, o protocolo chamado Opção B sugere um regime único e universal de administração de antiretrovirais, tanto para tratar as mulheres grávidas infectadas com o HIV, quanto para evitar a transmissão vertical do VIH. A Opção B+ propõe avançar ainda mais: não apenas fornecer os mesmos medicamentos a todas as mulheres grávidas infectadas com o HIV, a começar no pré-natal, mas também continuar esta terapêutica vitalícia em todas essas mulheres.

Fonte: Crescer