Seja bem-vindo ao site da Clinica Santa Fé

Aberto : 24 horas |
Contato : (86) 2106.8400

Laboratório Álvaro realizou treinamento do teste do pezinho para técnicas e enfermeiras da Santa Fé

Laboratório Álvaro realizou treinamento do teste do pezinho para técnicas e enfermeiras da Santa Fé

A maternidade Santa Fé em parceria com o laboratório Álvaro realizou na última terça-feira (03), um treinamento para enfermeiras e técnicas sobre o teste do pezinho. O treinamento teve como objetivo capacitar e atualizar as equipes sobre conhecimentos teóricos para realização do Teste do Pezinho (Triagem Neonatal).

O exame deve ser realizado do 2º ao 5º dia de vida do recém-nascido e tem como limite até e 28° dia de vida. “A maternidade Santa Fé conta com uma equipe de profissionais capacitados para a realização da coleta adequada. Hoje eu vejo a Santa Fé com uma grande expertise no teste do pezinho, todas as técnicas e enfermeiras estão capacitadas”, disse Janielly Pimenta, assessora cientifica do laboratório Álvaro.

Entre as técnicas apresentadas por Janielly Pimenta, a enfermeira deve solicitar a mãe ou ao acompanhante para permanecer de pé segurando o recém-nascido (RN) em pé (posição de arroto), de costas para o coletador (a), sendo que este, deve ficar sentado e de frente para quem segura o RN. O pezinho do bebê ficará aproximadamente na altura do rosto do coletor, deve-se fazer antissepsia do calcanhar do RN com swab de álcool a 70% massageando com delicadeza / suavemente e esperar o álcool secar completamente, antes de iniciar a coleta.

Outro ponto é segurar firme o calcanhar da criança, mas sem o imobilizar para não prender a circulação, utilizar de forma adequada a lanceta própria para punção de calcanhar, as punções superficiais promovem sangramentos insuficientes com auxílio de gaze ou algodão asséptico, remover a primeira gota formada e iniciar a coleta no papel filtro a partir do segundo fluxo (segunda gota) de sangue “É necessário preencher todos os círculos completamente, encostando delicadamente o verso do filtro na gota que se forma no calcanhar do bebê e deixar o sangue fluir naturalmente, não realizar ordenha (não apertar o calcanhar) que pode liberar o plasma diluindo o material coletado e inviabilizar a amostra, também é necessário se certificar de que todos os círculos estão sendo preenchidos e que o sangue flui adequadamente para o verso do filtro”, explicou Janielly.