Seja bem-vindo ao site da Clinica Santa Fé

Aberto : 24 horas |
Contato : (86) 2106.8400

Grávida no verão: nutri dá dicas de como se alimentar bem na estação

Grávida no verão: nutri dá dicas de como se alimentar bem na estação

O clima quente do verão é um desafio para mulheres que estão grávidas durante a estação. Por isso, o Purepeople entrevistou a nutricionista Juliana Marçal, especialista em saúde materno-infantil, que trouxe dicas preciosas de como se alimentar bem na temporada e evitar desconfortos. Confira!
Para as futuras mamães, o verão e as altas temperaturas podem ser um desafio e tanto para curtir a gravidez com tranquilidade. Nesse caso, uma dica é investir nos alimentos certos para evitar desconfortos como sede, calor intenso, inchaço, entre outros. A nutricionista Juliana Marçal, especialista em saúde materno-infantil, conversou com o Purepeople e reunimos as dicas para grávidas em diferentes fases. Saiba mais!

SEDE, INCHAÇO E FRAQUEZA SÃO ALGUMAS QUEIXAS DAS MULHERES GRÁVIDAS
A sensação de sede e de calor no verão ficam ainda maiores quando se trata de mulheres grávidas. Somado a isso, muitas acordam várias vezes de madrugada para fazer xixi. Nesses casos, de acordo com a especialista, mantenha-se hidratada com água gelada, com mais foco durante o dia e menos durante à noite.

O inchaço também é uma queixa frequente das futuras mamães no verão. “O inchaço em membros inferiores é reduzido com o consumo de alimentos fonte de potássio e magnésio como banana, abacate, semente de abóbora, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoa, frutas e hortaliças em geral e grãos integrais como arroz e pães”. Também é bom evitar jejum prolongado e realizar pelo menos 5 refeições por dia em intervalos regulares.

QUEM ESTÁ GRÁVIDA NO VERÃO DEVE INVESTIR NA HIDRATAÇÃO
Vale reforçar que a hidratação é fundamental para as gestantes no verão, então invista em 2 litros de água ao longo do dia. “A água de coco natural também proporciona hidratação, aliviando a sensação de sede permanente, mas deve ser consumida com moderação na quantidade máxima de 300 ml por dia”.

Outra dica da nutri é caprichar no consumo das frutas que tenham mais líquidos, entre elas, melão, melancia, abacaxi, laranja, pêssego, ameixa, uva e nectarina. “Legumes e verduras devem estar em abundância, diariamente, no almoço e jantar”, conta Juliana.

GRÁVIDA NO VERÃO: EVITE ALIMENTOS COM MUITO SÓDIO E GORDURAS
Se você está grávida no verão, tirar da rotina carnes cruas ou mal assadas, receitas com maioneses, doces e tortas com cremes açucarados é a melhor pedida para evitar riscos de contaminação. “Devido à quantidade elevada de sódio, gordura e aditivos químicos também devem ser evitados frituras, carnes salgadas, como carne seca e bacon, e embutidos”.