Seja bem-vindo ao site da Clinica Santa Fé

Aberto : 24 horas |
Contato : (86) 2106.8400

Grávida no calor: o que fazer para aliviar?

Grávida no calor: o que fazer para aliviar?

Sair de casa e não saber se deve vestir casaco e calça ou regata e shorts virou rotina nas últimas semanas, principalmente na região Sudeste do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na última quinta-feira (12), na capital paulista, o termômetro apontou para o segundo dia mais quente de setembro desde 1943. Enquanto presenciamos este verão fora de época, é fundamental redobrar os cuidados com a saúde e com o bem-estar, especialmente na gravidez.

Confira as dicas do ginecologista obstetra e vice-presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Eduardo Zlotnik, para manter o equilíbrio nesse período.

1. Repouse
Embora exista uma diferença entre a atividade metabólica no início e no final da gravidez, o corpo da mulher passa por um aumento de circulação de sangue, em todas as suas fases. Isso exige um esforço maior do organismo para regular a temperatura interna e alcançar o bem-estar. “Nesse sentido, o coração da mulher chega a bater 50% mais ao final da gravidez, como se ele estivesse sempre em ritmo de atividade física. Por isso, é importante que a mulher descanse sempre que possível, evite ficar muitas horas de pé e se organize para ter seus momentos de repouso, principalmente se estiver presenciando o clima quente e seco ao final da gestação”, afirma Zlotnik.

2. De pernas para o ar
Em temperaturas mais elevadas, é comum que o nosso corpo inche. Durante a gravidez, a tendência é isso aconteça com uma intensidade ainda maior nas pernas e nos pés. “Pode acontecer também a dilatação dos vasos sanguíneos e a formação de varizes. Por isso, sempre que a mulher grávida estiver parada e conseguir, é importante colocar as pernas para cima, seja em uma mesa, em um banco ou até mesmo sentada, com os pés apoiados em um banquinho e os joelhos dobrados. Outra alternativa para minimizar os impactos do inchaço é realizar drenagem linfática”, reforça Zlotnik.

3. Prefira sombra e roupas leves
Ao sair de casa, não se esqueça de caprichar no protetor solar, principalmente na região do rosto. Prefira o sol das 9h ou 10h da manhã ou o da tarde. “O sol mais forte, além de poder gerar câncer de pele, quando em excesso, também provoca manchas de pele, geralmente em maior quantidade em mulheres grávidas”, comenta o obstetra. Roupas mais leves também são uma ótima opção para aliviar a retenção de calor no corpo.

4. Hidrate-se!
Beber líquido nunca é demais. Durante a gravidez, as chances de desidratação são maiores, já que a absorção dos líquidos é feita em dobro. Por isso, não se esqueça de sempre carregar sua garrafinha com você.

5. Evite longas viagens
Os dias quentes podem ser um convite a uma ida à praia, mas é importante tomar cuidado e não se expor a longas horas dentro do carro ou do avião. “É importante, principalmente ao final da gravidez, evitar longos períodos sentada, principalmente se houver o risco de longa exposição ao sol dentro do carro. Planeje-se para ter segurança e conforto durante os dias mais quentes”, recomenda Zlotnik.