A importância de realizar o teste do coraçãozinho logo nas primeiras horas de vida do bebê

O teste do coraçãozinho é de extrema importância para a avaliação inicial do recém-nascido e tem como objetivo diagnosticar doenças ou alterações congênitas que podem prejudicar o desenvolvimento dos recém-nascidos, e que poderão ser melhor tratadas quando descobertas precocemente.

O cardipediatra da maternidade Santa Fé Dr. Luiz Carlos esclarece que o teste pode detectar algumas patologias logo nas primeiras horas de vida. “Teste do coraçãozinho ajuda no diagnóstico de doenças graves. Essas doenças graves no recém nascido, muitas vezes são assintomáticas e a única forma de identificar essas patologias é muitas vezes através do teste”.

Pesquisas revelam que a incidência desse tipo de cardiopatia é de 1 a 2 entre 1000 bebês nascidos vivos. Tais cardiopatias necessitam, na maioria das vezes, intervenção e tratamento imediatos, motivos que tornam o Teste do Coraçãozinho um exame fundamental para os recém-nascidos.

O exame pode ser feito entre 24 e 48 horas de vida do recém-nascido, o procedimento é capaz de detectar a oxigenação do sangue bebê e, assim, identificar algum tipo de problema.

Vale ressaltar que após esse período, os resultados do exame já não são tão conclusivos. O resultado do teste do coraçãozinho deve ficar anotado na caderneta da criança.